Celebramos, mais uma vez, o Dia Internacional da Mulher, e nada mais providencial que lhes dizer que na atual situação da sociedade, elas são chamadas a viver um momento especial de protagonismo. A cada dia sentimos a dor da violência, seja da violência física brutal, seja da violência ética e moral que invadem nossas casas, nossas cidades e a sociedade em geral.
Estamos assustados com a violência que parece não ter mais limites, e é, justamente, dentro desse contexto, que a mulher, aquela que sempre foi e continua sendo o símbolo e a encarnação da expressão maior da ternura, do amor e da paz, deve se insurgir para ajudar a mudar a fisionomia do mundo.
Sim, creio que hoje ninguém melhor que a mulher será capaz de nos ajudar a criar um novo tipo de sociedade, a partir da família, onde ela continua exercendo um papel preponderante e decisivo na formação da personalidade dos indivíduos.
É a essa mulher que dedico esta mensagem.
Benditas as mulheres que, apesar dos desafios, assumem seu protagonismo na manutenção dos valores fundamentais na família e na sociedade.
Benditas as mulheres protagonistas que não têm medo de ser contraste numa sociedade líquida e volátil.
Benditas as mulheres corajosas que enfrentam os preconceitos e as discriminações sem jamais esmorecer.
Benditas as mulheres protagonistas que sabem expressar a ternura, o carinho e o acolhimento onde domina o virtual e a técnica.
Benditas as mulheres promotoras da fé coerente que a manifestam com gestos e atitudes concretas.
Benditas as mulheres atuantes em todos os setores de nossa sociedade que usam a palavra orientadora como caminho do entendimento.
Benditas as mulheres que se dedicam aos enfermos, aos idosos, aos pequeninos, aos machucados, aos tristes, aos desanimados, aos desvalidos e aos esquecidos.
Benditas as mulheres protagonistas em nossas comunidades religiosas, em nossas comunidades paroquiais, em nossas associações, creches e asilos.
Benditas as mulheres protagonistas na promoção do diálogo, da tolerância, do amor e da firmeza da verdade.
Benditas as mulheres de todas as profissões desde as mais humildes às mais sofisticadas, mas que as exercem com igual dignidade.
Quero assim, no Dia Internacional da Mulher, bendizer a Deus pela exigência, pela presença e pelas ações deste ser maravilhoso que dignifica nossos ambientes, fazendo-os mais habitáveis e humanos.
Quero também agradecer a Deus pela presença das mulheres generosas, corajosas e dignas que se dedicam para as famílias que delas tanto necessitam e pedir a Ele que cumule de muitos bens, de muita saúde, de muita paz e de muitas bênçãos essas criaturas, anjos de carne e sangue, mas de alma imensurável.
A vocês mulheres deste tempo, a minha homenagem e gratidão, com desejos de que tenham vida longa para que possam sempre ser protagonistas do amor, da união e da paz.